Data: A definir
Horário: A definir
Carga horária: A definir
Valores do investimento: A definir
Material de apoio: Aprenda a Programar com Scratch
Sobre o curso
O Scratch é um software baseado em programação por blocos, e com ele é possível criar histórias interativas, jogos e animações, além de compartilhá-las com outros membros, por meio de uma comunidade online. O Scratch ajuda os jovens a aprender e a pensar de maneira criativa, refletir de forma sistemática e a trabalhar colaborativamente, sendo estas habilidades essenciais para a vida no século XXI. O Scratch é um projeto do grupo Lifelong Kindergarten no Media Lab do MIT, e é fornecido gratuitamente.
O objetivo do curso é capacitar o aluno para desenvolvimento de games e animações, de temas livres e educacionais, sendo estes de nível básico e/ou intermediário, criando 2 jogos: Pong e Flappy Bird, ambos publicados no Scratch. E também será demonstrado como o Scratch pode trabalhar em conjunto com Arduino.
Cada aluno irá obter um exemplar do livro Aprenda a programar com Scratch como material de apoio aos estudos.
A quem se destina este curso?
A qualquer pessoa que tenha interesse na produção de games de temas livres ou educacionais, e que possua facilidade com matemática e/ou programação.
Pré-requisitos
- Apenas conhecimentos básicos em lógica de programação (Requisito não obrigatório)
Importante: O aluno deverá trazer seu próprio notebook e carregador.
Conteúdo do curso
Introdução ao Scratch e Funcionamento Básico
1.Apresentação da plataforma;
2.Como usar os blocos de comando de cada categoria;
3.Como usar o editor de desenho do Scratch;
4.Pequenos exercícios de exemplo, para a criação de animações;
5.Como usar o site oficial do Scratch (scratch.mit.edu) p/ salvar projetos.
Desenvolvimento de um Jogo Simples: Pong
1.Inserção e alteração de trajes e planos de fundo para a criação do game;
2.Inserção, gravação e alteração de sons para a criação do game;
3.Criação de códigos para a movimentação das raquetes;
4.Criação de códigos para a movimentação da bolinha;
5.Criação de códigos para o desenvolvimento de um placar numérico;
6.Criação de códigos para efeitos especiais no game (som, troca de trajes, fases do jogo, etc).
Desenvolvimento de um Jogo Intermediário: Flappy Bird
1.Inserção e alteração de trajes dos planos de fundo, tubos e do pássaro, para a criação do game;
2.Inserção, gravação e alteração de sons para a criação do game;
3.Criação de códigos para a movimentação dos planos de fundo e tubos;
4.Criação de códigos para a movimentação do pássaro;
5.Criação de códigos para o desenvolvimento de um placar numérico;
6.Criação de códigos para efeitos especiais no game (som, fases do jogo, bônus, etc).
Possibilidades de Uso do Scratch
1.Outras versões do software Scratch: Scratch 1.4, Scratch4Arduino e o Scratcher Control;
2.Demonstração do Scratch4Arduino com a tecnologia Arduino, a partir dos kits Atto Educacional e MakeyMakey;
3.Demonstração de um jogo feito com o Scratch 1.4, controlado pelo Scratcher Control.
Benefícios
- Coffee breaks
- Internet wireless
- Certificado impresso
- Material didático (livro Aprenda a Programar com Scratch)
Instrutor
Suéllen Rodolfo Martinelli
É formada em Bacharel em Ciência da Computação, pelo IIES – Instituto Itapetiningano de Ensino Superior, e atualmente como aluna especial no Mestrado de Ciência da Computação, pela UFSCar de Sorocaba. Começou a lecionar em 2012, e desde 2013 dedica-se ao estudo das tecnologias educacionais e da informática educativa. É também a criadora e principal representante da iniciativa Scratch Brasil.