Curso Kubernetes

curso kubernetes

Data: 20 de Outubro de 2018 (Sábado)

Horário: das 9h às 18h

Carga horária: 8 horas

Local: CT da Novatec, em SP

Valores do investimento:

Primeiro lote: R$ 350,00 (até 28/09)

Segundo lote: R$ 400,00

Instrutor: Wellington Figueira da Silva

 

Sobre o Curso Kubernetes

Kubernetes é uma plataforma opensource que te permite orquestrar contêineres que implementem as especificações da OCI (Open Container Initiative) como Rocket, ContainerD, CRI-O e também o famoso Docker. Kubernetes é um dos projetos opensource mais bem sucedido de todos os tempos, com ele é possível ter um cluster de máquinas rodando contêineres fazendo controle de aplicações, sem downtime, com escalabilidade e alta disponibilidade.

Objetivos

O Curso Kubernetes prepara o aluno para criar, manter e atualizar clusters de Kubernetes, mas o principal objetivo é fazer o aluno utilizar toda a sua capacidade para manter aplicações de maneira automatizada, com tolerância a falhas, com elasticidade, etc.

O aluno estará apto a criar clusters Kubernetes seja local, bare metal ou cloud providers, trabalhar em sua própria máquina em um fluxo de desenvolvimento com um cluster local, controlar acesso a clusters, subir aplicações em contêineres dentro dos clusters, monitorar essas aplicações e fazer debug em caso de falhas. Montar serviços baseados em cron, trabalhar com serviços stateful (com armazenamento), controlar updates e rollbacks das aplicações, configurar acesso externo aos serviços que estejam rodando e colocar servidores em manutenção.

A quem se destina esse curso?

Programadores e administradores de sistemas que queiram melhorar o fluxo de trabalho de suas aplicações e desejam aproveitar melhor os recursos de máquina, sem deixar de lado a padronização de ambientes.

Pré-requisitos

  • É necessário ter conhecimento de Linux e linha de comando, pois será onde faremos a maioria dos exercícios;
  • Ter conhecimento do que são contêineres, principalmente Docker (ou ter feito o Curso Docker), pois será onde faremos a maioria de nossos exemplos;
  • Necessário ter alguma noção de programação, pois iremos utilizar aplicações web simples, como exemplos, e também conhecimentos básicos de controle de versão com Git, pois nossos exercícios de exemplo são versionados;
  • Ter conta no Docker Hub e ou no Quay.io, para hospedarmos nossas imagens e também no GitHub para trabalharmos os exemplos do curso.

Importante: O aluno deverá trazer seu próprio notebook e carregador.

Conteúdo do Curso Kubernetes

 

Introdução

1 – Orquestração de Contêineres

Veremos quais os problemas mais comuns quando o contêiner que rodamos em nossa máquina vai para larga escala em diversas máquinas e como um orquestrador resolve isso.

2 – O que é Kubernetes

Comentaremos a sua história, origem, os contribuidores, o know-how envolvido.

3 – Arquitetura

Quais são os blocos que compõem e qual a responsabilidade de cada bloco, como esses blocos devem ser organizados, algoritmos e padrões para que tenhamos alta disponibilidade.

Instalações

1 – Kubectl

Veremos como instalar o cliente de linha de comando que utilizamos para mandar comandos para nossos clusters Kubernetes nos principais sistemas operacionais.

2 – Docker for Desktop com suporte a kubernetes

Como utilizar o aplicativo da Docker para rodarmos um cluster local e características desse tipo de instalação.

3 – Minikube

Vamos ver como esse pequeno cluster kubernetes de uma máquina que sempre foi a principal ferramenta utilizada por desenvolvedores e programadores para criar aplicações já traz por padrão e como pode ser utilizado.

4 – Kubeadm

Também vamos construir cluster multinode, ou seja com mais de uma máquina, utilizando essa ferramenta que foi inspirada no orquestrador da Docker, o Swarm e que facilitou demais o trabalho de criar um cluster do zero.

5 – Kops

Também abordaremos a ferramenta mais utilizada para criar clusters prontos para produção usando recursos da AWS (Amazon Web Service). Veremos que apesar de feita para AWS ele serve para criar clusters em outros provedores cloud.

6 – Como serviço

Abordaremos os principais serviços que te entregam um cluster kubernetes pronto para uso nos principais provedores de cloud

Estruturas

1 – Nodes, Cordon, Drain e Taint

Veremos as ferramentas que mostram detalhes das máquinas que compõem um cluster kubernetes e como colocar as máquinas em modo que seja possível dar manutenção sem ocasionar downtime nas aplicações.

2 – Namespaces

Veremos como funciona esse conceito que permite particionar nossos clusters Kubernetes.

3 – Pods, Replication Controllers, Deployments, Rollout e Pod Autoscaler

Mostraremos as características de cada estrutura necessária para que uma aplicação esteja disponível. Maneiras de fazer o deploy de uma aplicação, como fazer rollback e como deixar a aplicação auto escalável com base na utilização de recursos.

4 – Services e Service Discovery

Mostraremos como fazer com que uma aplicação pronta e disponível em nosso cluster pode ser acessada tanto internamente quanto via internet.

5 – Health checks, Liveness e Readiness

Veremos como o Kubernetes sabe se nossa aplicação está de pé ou se está pronta antes de enviar carga para ela.

6 – Volumes, Configmaps e Secrets

Como trabalhamos com aplicações statefull e como injetamos arquivos de configuração e senhas / tokens / chaves dentro dos contêineres das nossas aplicações.

7 – Daemon Sets e Cron Jobs

E se nossa aplicação tem que rodar em todos os nós do cluster, ou apenas rodar em determinados dias e horários? Também veremos como.

Administrando

1 – Quotas

Abordaremos como limitar a utilização de recursos do cluster para que as aplicações não interfiram umas nas outras.

2 – Autenticação e autorização

Como criar e gerenciar usuários e as ações permitidas dentro de nossos clusters.

3 – Redes

Tipos de rede e como funcionam. Como controlar o acesso às aplicações e entre aplicações dentro do cluster.

4 – Ingress Controllers

Como funciona e como utilizar esse recurso que permite que os requests que chegam em nosso cluster sejam direcionados para a aplicação certa e respondido pelos contêineres corretos.

Benefícios

    • Coffee breaks
    • Internet wireless
    • Arquivos de códigos, imagens, scripts e solução dos exercícios
    • Certificado impresso

Instrutor

Curso KubernetesWellington Figueira da Silva

Wellington Figueira da Silva é técnico em telecomunicações com registro no CREA-SP diplomado pelo instituto SENAI e atua na área de TI desde 2000 desenvolvendo e mantendo websites, sistemas baseados em plataforma web, implantações de VoIP, dando suporte e etc. Atualmente possui certificação ZCE PHP 5.3 e DCA (Docker Certified Associate), contribuidor do PHP-SP com artigos e palestras e Docker Community Leader em São Paulo. É autor do livro Aprendendo Docker, lançado pela Novatec Editora.

Cursos Relacionados

Curso Docker

 

CompartilheShare on TumblrShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone