Curso Computação Forense e Perícias em Informática

Data: Indefinido

Horário: A definir

Carga horária: 16 horas

Valores do investimento: A definir

Instrutor: Pedro Monteiro da Silva Eleutério, autor do livro Desvendando a Computação Forense

Material didático: Livro Desvendando a Computação Forense


9788575222607
Sobre o curso

No curso de Computação Forense e Perícias em Informática, serão abordados conceitos, definições gerais, técnicas específicas para a realização de perícias em dispositivos de armazenamento computacional, perícias em dispositivos móveis (celulares e smartphones), perícias em sites da Internet e redes sociais, procedimentos de preservação e integridade de prova, funções hash, entre outros conceitos e técnicas fundamentais de computação forense.

Para a realização dos exames mais comuns na área de computação forense, que são os exames em dispositivos de armazenamento computacional, como discos rígidos, pen drives e cartões de memória, serão ministradas partes práticas específicas com exercícios de simulação de casos reais utilizando sistema operacional forense (Live-Linux) e ferramentas forenses sem custo (livres/gratuitas). Isso objetiva os alunos a montarem um kit pericial se custo para a realização de análises forenses em dispositivos de armazenamento.

Em todo o curso, o instrutor mostrará ferramentas forenses úteis para a realização de perícias em informática, principalmente as ferramentas sem custo, bem como ilustrará o uso das técnicas com exemplos de casos reais solucionados ao longo de sua carreira profissional.

Aulas expositivas com a devida teoria e demonstração de ferramentas/programas, além de exemplos de casos reais, incluindo laudos periciais. Aulas práticas com exercícios de simulação de casos reais, utilizando ferramentas sem custo (livres e/ou gratuitas).

Cada aluno receberá um exemplar do livro Desvendando a Computação Forense, que servirá como guia de consulta para a solução dos exercícios propostos.

A quem se destina este curso?

Estudantes e profissionais da área de Computação que desejam iniciar seus estudos na área de Computação Forense e precisam do conhecimento mínimo necessário para trabalhar na área e realizar perícias em dispositivos computacionais.

Pré-requisito

  • Ter conhecimentos mínimos sobre informática/computação e facilidade no uso de computadores e sistemas computacionais, bem como ter capacidade para aprender a utilizar novos softwares.
  • Recomenda-se, ao mínimo, estar cursando graduação em um curso de informática ou estar familiarizado à área de TI/computação.

Importante: O aluno deverá trazer seu próprio notebook e carregador para a realização dos exercícios práticos, bem como ao menos dois pen drive(s).

Conteúdo do curso

Computação Forense – conceitos gerais;
Crimes cometidos com uso de computador;
Tipos de exames periciais em informática;
Características das mídias de armazenamento computacional;
Perícias em dispositivos de armazenamento computacional;
Fases dos exames: preservação, extração, análise, formalização;
Exemplos de ferramentas forenses livres e/ou gratuitas;
Exercícios práticos com a utilização de ferramentas forenses sem custo (livres/gratuitas);
Sistemas operacionais forenses;
Exercícios práticos com Sistemas Operacionais Forenses Live-Linux;
Conceitos de funções hash e sua ampla aplicação na Computação Forense;
Conceitos básicos de telefonia celular e sua aplicação na Computação Forense;
Conceitos básicos para perícias em sites, e-mails e redes sociais;
Desafios das perícias em informática (criptografia, esteganografia, senhas) e o futuro das perícias em informática;
Exemplos de crimes cibernéticos;
Exemplos de laudos periciais;
Exemplos de casos reais e do uso das técnicas demonstradas;
A carreira de perito na área de informática.

Benefícios

  • Coffee breaks
  • Internet wireless
  • Material didático (livro Desvendando a Computação Forense)
  • Certificado impresso (para os alunos que atingirem a nota mínima, bem como a carga horária mínima)

Instrutor

pedro-eleuterioPedro Monteiro da Silva Eleutério

É mestre em Ciência da Computação, área de Hipermídia, pela Universidade de São Paulo (USP) e Engenheiro de Computação pela Universidade Federal de São Carlos(UFSCar) e Perito Criminal. Também desenvolveu a ferramenta forense NuDetective, utilizada para encontrar rapidamente arquivos de pornografia infanto-juvenil nos Locais de Crime. Mais informações no site eleuterio.com.

 

 


Avise-me quando este curso estiver disponível

Nome

Email

Telefone

Nome do curso

Período
 Diurno Manhã Tarde Noite Sábado Domingo

CompartilheShare on TumblrShare on LinkedInTweet about this on TwitterPin on PinterestShare on Google+Share on FacebookEmail this to someone