Data: Indefinido
Horário: 9h às 18h
Carga horária: 32 horas
Valores do investimento: Indefinido
Instrutor: Ademar Varela
Curso Programando Swift – Centro de Treinamento da Novatec
Sobre o curso
A cada novo dia aparecem novidades para o segmento da computação pessoal. Desde o forte crescimento do smartphones na década passada, temos presenciado não só o nascimento de novas tecnologias (óculos, relógios, etc), mas também de novas linguagens. Em Junho de 2014, a Apple lançou o Swift, e desde então é forte o indício de que esta linguagem veio para ocupar o lugar do Objective-C. Em resumo, Swift é uma linguagem de programação multiparadigma, que tem como objetivo desenvolver programas para iOS e OS X. Basicamente, a linguagem foi criada para trabalhar com os famosos frameworks da Apple (Cocoa e Cocoa Touch) e ainda com códigos em Objective-C. Embora sua existência só tenha sido anunciada em 2014, o pontapé inicial foi dado em 2010 por Chris Lattner, que inicialmente trouxe idéias de outras linguagens de programação, tais como: Objective-C, Rust, Ruby, Python, C#, CLU, entre outras.
A quem se destina esse curso?
O curso é destinado a profissionais da área de desenvolvimento de software interessados em desenvolver aplicativos para dispositivos móveis com o sistema
operacional iOS.
Pré-requisitos
– Noções básicas de programação estruturada e Orientada a Objetos
– Opcional: conhecimentos básicos da linguagem Objective-C.
– Notebook com sistema operacional Mac OS X com os softwares:
– Xcode 7 com o SDK 9.0 (ou superior)
Importante: O aluno deverá trazer seu próprio notebook e carregador.
Conteúdo do curso
Será desenvolvido uma solução completa de uma calculadora, que fará:
– Operações básicas;
– Conversão de unidades de medidas
– Conversão de moedas (utilizando um webservice)
– Guardar um histórico das operações efetuadas (usando banco de dados)
Para este projeto veremos as principais formas de desenhar uma tela e estudaremos os principais componentes da linguagem.
Preparação
1. Overview do Swift
2. Desvendando o Xcode
– Conhecendo a IDE
– Editor
– Ferramentas de Edição
– Consoles
– Inspector
– Componentes
3. Guia da linguagem
– Operadores básicos
– Strings e Caracteres
– Coleções
– Control Flow
– Funções
– Closures
– Enumeradores
– Classes e Estruturas
– Propriedades
– Métodos
– Subscripts
– Inheritance
– Initialization
– Reinitialization
– ARC
– Optional Chaining
– Error Handling
– Tipos de Casting
– Nested Types
– Extensions
– Protocolos
– Generics
– Controles de Acesso
– Operadores avançados
4. Referencias da Linguagem
– Lexical Structure
– Tipos
– Expressões
– Statements
– Declarações
– Atributos
– Patterns
– Parametros genéricos e argumentos
5. Iniciando o desenvolvimento
– Aprendendo conceitos básicos
– Construindo uma UI básica
– Conectando UI com o código
– Trabalhando com View Controllers
– Implementando um Custom Control
– Definindo um modelo de dados
– Criando uma Table View
– Navegação
– Edit e Delete
– Persistencia de Dados
6. Debugando e testando a aplicação
7. iOS Human Interface Guideline
– UI Design
– Estratégias de Design
– Tecnologias iOS
– Elementos de UI
– Icon e Image
8. Portal da Apple Store
– Procedimentos para subir uma aplicação na loja
– Tipos de Provisionamento
Benefícios
- Coffee breaks
- Internet wireless
- Material didático
- Material digital das aulas (slides)
- Certificado impresso
Instrutor
Ademar Varela
É Bacharel em Matemática e Administrador de Empresas. Atua na área de informática há mais de 30 anos. Há 10 anos se dedica ao desenvolvimento e consultoria em plataformas móveis. Atua com a plataforma iOS desde o seu lançamento, sendo um dos três primeiros desenvolvedores do país. Tem livro e várias publicações em revistas especializadas em programação e na plataforma Mac.